O novo líder do ranking global

Hey competidor! Você tem acompanhado a temporada 2023? A disputa está acirrada e o ranking da categoria faixa preta adulto, sofreu uma reviravolta e um novo líder assumiu o topo do ranking global.

Natural Teresópolis - RJ, Ian Cardoso, vêm disputando ranking durante o ano todo e, durante o Brasileiro 2023 alcançou a liderança da liga global.

Com o total de 192 pontos, Ian toma o primeiro lugar do ranking, seguindo para as próximas, passando pelo Arizona e Canadá em busca de manter o primeiro lugar da temporada 2023.

Decidimos entrevista o novo líder do ranking que está no Canadá para a etapa do CN Nationals que acontece no país.

Perguntas:

CN: Como foi sua preparação para a temporada 2023 da CN

IC: Cara, vamos lá, não mudei em nada minha preparação para lutar as etapas CN.
Minha preparação é minha rotina normal, não mudei em nada, mantive as aulas durante o dia, musculação 3x na semana, e treinos de BJJ de um a dois treinos por dia.
O que me comprometi esse ano foi fazer um treino por semana em outras escolas GB, e isso foi o que aderi e mantenho minha alimentação como meu lifestyle, nada rigoroso.

CN: Você assumiu a liderança do ranking, como foi a busca, foi intencional?

IC: Foi acontecendo durante as etapas, ia lutando alguns eventos e foi acontecendo, mas nessa última era decisivo, me dediquei o ano todo e lutei bastante em competições. Me dediquei bastante à isso e decidi finalizar o ano com a CN, para também incentivar os alunos os alunos e mostrar o valor da liga global para o jiu-jitsu.
Nessa minha ultima competição, eu busquei me manter no ranking e, aconteceu a liderança. No ano passado eu não sabia do ranking, foi uma surpresa (descobrir que estava em primeiro).

CN: O que você indica para manter a constância nas competições?

 IC: A primeira dica é se organizar para quais eventos competir, se organizar com antecedência.
Geralmente não faço treinos de competição, mas utilizo a compnet para lapidar meu jogo e deixar algo bem definido. A partir disso meu jogo começou a ser bem conhecido porém sempre funcionando muito bem. Eu percebia que algumas pessoas que lutavam comigo estavam preparados para o meu jogo, mas a compnet me ajuda a lapidar muito o que faço nas competições externas. Os erros que cometi lutando compnet me me auxiliaram a fazer ajustes e por em prática nas competições maiores.

CN: Como a competição auxilia seu desenvolvimento no jiu-jitsu?

IC: A competição pra mim é um desafio comigo, mental, com minhas reações emocionais, como vou reagir em determinadas situações. A competição pra mim é um desenvolvimento pessoal, e a compnet me desenvolveu pra isso, como incio o aquecimento, como desenvolvo meu jogo durante as lutas, como estudo o oponente, isso tudo eu desenvolvi dentro da compnet. Hoje eu não luto contra o meu adversário e sim contra o jiu-jitsu que ele tem. Preciso estar superior aos meus erros e adversidades da competição, como a torcida e toda a pressão que existe ali dentro, preciso tomar as decisões corretas para ter bons resultados. Tudo que eu faço fora do tatame vai refletir nos meu resultados.

A temporada 2023 no Brasil está encerrada, mas ainda dá tempo de você percorrer alguns países para vivenciar um pouco mais dos eventos globais e evoluir ainda mais seu jiu-jitsu.



Confira AQUI os próximos eventos da temporada 2023.

Acompanhe também o RANKING GLOBAL e fique por dentro das disputas finais.

Leia também, COMPNET AWARDS a premiação dos destaques CN.