A busca pelo melhor desempenho

Muitos fatores levam à um melhor desempenho dentro das competições e um deles, tem enorme importância e se chama CONDICIONAMENTO. Leia agora o primeiro texto da série sobre melhor desempenho dentro das competições.

O condicionamento é um aspecto crucial do treinamento de jiu-jitsu, pois afeta diretamente sua resistência, resistência e desempenho geral nos tatames. Para melhorar seu condicionamento para o jiu-jitsu, considere incorporar as seguintes estratégias:

  1. Treinamento cardiovascular: participe de atividades que elevam sua frequência cardíaca e melhoram seu condicionamento cardiovascular. Correr, andar de bicicleta, nadar ou participar de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) podem ser benéficos. Procure uma mistura de cardio estacionário e treinamento intervalado para simular as demandas do jiu-jitsu, que alternam entre rajadas de esforço intenso e recuperação ativa.
  2. Treinamento em circuito: crie exercícios em circuito que combinem exercícios de força e resistência. Incorpore exercícios de peso corporal, como burpees, flexões, agachamentos e drills, com curtos períodos de descanso entre eles. Este tipo de treino irá melhorar a resistência muscular, mantendo a sua frequência cardíaca elevada.
  3. Treinamento Intervalado: As lutas de Jiu-jitsu geralmente envolvem curtos períodos de atividade intensa seguidos por breves períodos de descanso. Imite esse padrão incorporando o treinamento intervalado em sua rotina de acomodação. Por exemplo, realize 30 a 60 segundos de exercícios de alta intensidade (por exemplo, sprints, balanços de kettlebell ou cordas de navegação) seguidos de 10 a 20 segundos de descanso. Repita por várias rodadas para melhorar sua capacidade anaeróbica e capacidade de recuperação rápida.
  4. Exercícios específicos do jiu-jitsu: além dos exercícios de condicionamento geral, incluindo exercícios específicos do esporte em seu treinamento. Concentre-se nos movimentos comumente usados ​​no jiu-jitsu, como drills, fugas de quadril, quedas e transições. Esses exercícios não apenas melhorarão seu condicionamento, mas também aprimorarão suas habilidades técnicas e memória muscular.
  5. Consistência e Progressão: Consistência é a chave para melhorar seu condicionamento. Aumente gradualmente a intensidade, duração ou dificuldade de seus treinos ao longo do tempo para desafiar seu corpo e promover a adaptação. Seja paciente e persistente, pois as melhorias de acomodação levam tempo e esforço.

Lembre-se de priorizar a recuperação e ouvir seu corpo. Permita um descanso adequado entre os treinos, priorize um sono de qualidade e alimente seu corpo com alimentos nutritivos para apoiar seus objetivos de condicionamento. Com dedicação e um regime de condicionamento completo, você pode melhorar sua resistência, superar a fadiga e se destacar em sua jornada de jiu-jitsu.