CN Entrevista: Dandara Guimarães

Dandara Guimarães é filha de faixa preta, educadora física, professora de jiu-jítsu faixa preta à nove anos (ela treina desde os 5 anos de idade) e líder da escola Gracie Barra Arapiraca no estado do Alagoas. A CompNet Brasil fez uma breve entrevista com a líder, referência na arte suave em sua cidade e linha de frente da GB Arapiraca, confira!

CN - Como começou no jiu-jitsu, e como foi para dentro da GB? 

DG -
começou no Jiu-Jitsu por volta dos 5 anos de idade quando meu Pai/Professor Diojone Farias trouxe a modalidade para o Estado de Alagoas. Inicialmente ele representou um outro Professor, até que o mesmo o apresentou para o Mestre Carlinhos e migrando para a GB.  

CN - Como é aplicar o método de ensino GB dentro de sua escola? 

DG -
Aplicar o método GB é a certeza de trabalhar diariamente com um Jiu-Jitsu Para Todos da melhor qualidade e organização, visando agregar na vida de todas as pessoas que chegam até as nossas escolas.  

CN - Qual foi seu maior desafio dentro dos tatames? 

DG -
Meu maior desafio é ser mulher e mostrar diariamente que posso ser uma professora e líder com excelência agregando na vida de crianças e adultos independentes do gênero.  

CN - Qual seu maior desafio em manter o legado vivo? 

DG -
O maior desafio em manter o Legado vivo é ter feliz dentro de uma família de grandes líderes, grandes referências e conseguir mostrar o meu trabalho e crescer dia após dia representando essa força que nossa família tem dentro do esporte. 

CN - Como é carregar a faixa preta GB? 

DG -
Carregar a Faixa Preta me traz segurança, autoconfiança e me traz uma versão ser humano muito forte em servir ao próximo, em agregar e mudar a vida das pessoas através do meu trabalho. Muito além de ser uma referência ou exemplo, carregar a faixa preta e escolher viver do Jiu-Jitsu é sinônimo de muito amor.   

CN - Um conselho para quem quer seguir dentro da GB influenciando e envolvendo pessoas? 

DG -
Estudem, certamente vivam a experiência GB, se conhecendo, se aprimorando, servindo ao próximo de todas as formas que lhe couberem. As vezes seremos professores, outras vezes amigos, outros psicólogos, se doem de coração que além de mudar e agregar na vida das pessoas, muitas delas choraram o mesmo com você diariamente. É uma via de mão dupla e todo amor e dedicação que oferecemos volta pra nós de alguma forma! 

Manter o legado vivo é trabalho diário, desenvolvido de diferentes formas por membros da Gracie Barra ao redor do mundo, continuidades e agregando valores por onde o guardião do escudo vermelho passar. Seja em um treino em uma nova escola GB ou dentro de um dos torneios CompNet motivado pelo mundo, Irmandade, integridade e desenvolvimento formam a base sólida para toda e qualquer vitória.